Spartacus

- Temporada 1 -
- Spartacus: Blood and Sand -


VILÃO DA TEMPORADA: Batiatus e Glaber

   A série Spartacus relata a história verídica do famoso escravo e gladiador que liderou uma revolta contra o império Romano. 
   Spartacus era um homem livre, feliz junto da sua mulher Sura e um soldado vindo da Trácia que lutava ao lado do exército romano. Tudo começou quando ele desobedeceu às ordens do seu líder, o Legatus Gaius Glaber, e por isso ele foi sentenciado à morte na arena dos gladiadores e a sua mulher Sura tirada dos seus braços foi tornada escrava. Contra todas as expectativas, Spartacus sobreviveu na arena e a partir daí tornou-se escravo também. Logo depois foi comprado por Batiatus para ser treinado como gladiador. Batiatus é um cidadão de Cápua e dono de um Ludus (escola de gladiadores) e que passava por dificuldades financeiras. O fortíssimo e unido casal Batiatus e Lucretia tinha a esperança de transformar o talento brutal de Spartacus num excelente gladiador e lucrar com as vitórias dele na arena para regressarem à boa vida que tinham. No fim, a compra de Spartacus veio tornar-se bem mais cara do que eles pensavam....
   Desde sempre e desde o início, Spartacus provou a todos que não iria morrer enquanto não voltasse a estar com a sua esposa e FOI SEMPRE esse o seu motivo de viver e o motivo de lutar!! De facto, Batiatus motivou-o a vencer nas lutas da arena em troca de que ele voltaria a ver a sua esposa... até que... chegou à Ludus uma carroça que trouxe Sura, mas já morta!! FOI A PARTIR DA MORTE DA SUA ESPOSA que a vingança de Spartacus aumentou: por Glaber o ter separado de Sura e por Batiatus o fazer escravo e ser responsável pela morte dela. 
   Traído pelos romanos, revoltado pelo seu destino, Spartacus lutou para se vingar e para se tornar um excelente gladiador, superou todos os obstáculos, tornou-se uma lenda da arena, e no fim da temporada ele foi o líder do ataque dos próprios escravos e gladiadores à casa de Batiatus!!! A temporada terminou com um episódio violento, com um banho de sangue com a morte de Batiatus e Lucretia e um discurso inspirador e motivador de Spartacus seguido da rebelião livre e com rumo à vingança contra os romanos.

   Para além da história principal de Spartacus, foi também possível ver nesta primeira temporada: o enorme contraste entre a vida dos escravos e dos mestres; a vida das famílias ricas e poderosas de Roma movidas pela fama, o orgulho e até a corrupção; uma série repleta de lutas de gladiadores, sangue e sexo; a Lucretia que tinha uma relação secreta com o Crixus, um dos seus gladiadores, e no entanto Crixus e a escrava Naevia é que gostavam um do outro. Foi também possível ver: a forte amizade entre a Lucretia e a Ilythia (a mulher de Glaber); no episódio das máscaras, Ilythia acabou por, acidentalmente, fazer sexo com Spartacus (e ela não gostava dele!) e mais tarde isso veio a ter consequências; para além da sua esposa, Spartacus perdeu também o melhor amigo, o Varro, mais uma vez apenas para diversão dos seus mestres!; mais tarde Spartacus voltou a apaixonar-se, por Mira, uma escrava; existiram outros gladiadores na série, como o Crixus, o Gannicus, o Agron, o Barca e o Ashur, todos treinados por Oenomaus; Crixus e Spartacus foram rivais porque antes de dele, Crixus era o melhor gladiador da casa de Batiatus e o campeão de Cápua. 

Tempo em que vi: janeiro a ? 2013
Episódios favoritos: 1x01, 2, 6, 9, 12 e 13



- Pré-sequela -
- Spartacus: Gods of the Arena -

   Por causa do regresso do cancro do ator protagonista, Andy Whitfield, a série teve de interromper as gravações da 2º temporada para o ator fazer os tratamentos. Como viram que isso ainda ia mudar alguns meses, a série decidiu criar uma pré-sequela, que contou a história das personagens antes da vinda de Spartacus. 

   A pré-sequela mostra a Ludus do pai de Batiatus com as melhores condições que antes tinha e o próprio Batiatus tentou sair da sombra o pai e tornar-se um grande lanista em Cápula, sempre ao lado da sua bela Lucretia.
   Desta vez o escravo que Batiatus comprou para ser gladiador foi o Crixus e que treinou e lutou para se tornar o melhor gladiador da arena. Nesta altura o campeão de Cápua e o responsável pelos lucros e luxos de Batiatus foi o Gannicus. Ao longo da temporada houve alguma rivalidade entre os dois gladiadores.
   Ainda nesta temporada: a Lucretia já começou a trair o marido com o novo escravo, então o Crixus; a Gaia foi a melhor amiga de Lucretia; ao longo da temporada Batiatus enfrentou os seus inimigos Tullius e Vettius, que também queria comprar e lucrar com Gannicus; sem querer o Oenomaus matou o doctore e tornou-se o novo doctore (treinador de gladiadores); o Gannicus envolveu-se com a mulher de Oenomaus; um desses rivais de Batiatus matou a Gaia; o pai de Batiatus morreu.
   No fim da temporada graças ao seu sucesso Gannicus ganhou a sua liberdade (deixou de ser escravo) e Crixus tornou-se o novo campeão de Cápua.

Tempo em que vi: agosto 2012
Episódios favoritos: 1x01, 2, 6, 9, 12 e 13





- Temporada 2 -
- Spartacus: Vengeance -

VILÃO DA TEMPORADA: Glaber e romanos

   Após a fuga sangrenta da casa de Batiatus que terminou Spartacus: Blood and Sand, Spartacus (com o novo ator Liam Mclntyre) e os rebeldes começaram a causar medo no coração da República Romana em Spartacus: Vengeance. A temporada começou então com Spartacus a liderar a rebelião longe da Ludus e consigo estiveram sempre os seus companheiros: Crixus, Agron, Mira e mais tarde Gannicus e Onemaeus. 
   Enquanto isso, Glaber - um pretor dentro do Senado Romano - e Ilythia - a mimada filha do Senador Albinius - tomaram o poder da Ludus e aí descobriram que depois do massacre que fechou a temporada anterior, a Lucretia e o Ashur sobreviveram!!
   De volta aos rebeldes, Spartacus e os companheiros procuraram primeiro por Naevia que estava nas minas e foi assim que ela e Crixus voltaram a estar juntos. Já do lado dos romanos, duas personagens novas de realçar foram os irmãos Seppius e Seppia que eram ligados às famílias políticas, que Glaber e Ilythia queriam agradar.
  Basicamente ao longo da temporada Glaber procurou acabar com Spartacus e a sua rebelião. Primeiro enviou as suas tropas romanas para Cápua e depois para o Monte Vesúvio. Enquanto isso, Spartacus e os rebeldes alojaram-se num edifício abandonado, onde os rebeldes continuaram a praticar lutas e todos foram libertando mais e mais escravos pelas aldeias por onde passaram. 
   Já na questão de relacionamentos, nesta temporada o que aconteceu foi que: existiu mais um casal forte e únido, Glaber e Ilythia, que começaram bem a temporada, mas a relação começou bem mas com o passar do tempo as coisas mudaram: Ilythia ficou grávida e apesar de Glaber pensar que o filho seria seu, era de Spartacus (por causa da cena de sexo na temporada 1); a Ilythia foi raptada por Startacus para ele a usar como troca e chantagem contra o inimigo e enquanto raptada, o Glaber traiu-a com a jovem Seppia, mas quando Ilythia regressou à Ludus, matou Seppia e criou um banho de sangue (foi lindo eu adorei), e foi nesse momento que Glaber e Ilythia se voltaram a unir; do lado dos rebeldes, Crixus e Naevia, Agron e Nasir, Gannicus e Saxa e Spartacus e Mira foram todos casais; agora com poder, Ashur aproveitou-se de Lucretia.
   Mais uma vez a temporada terminou com um episódio cheio de ação e de emoção: os rebeldes armaram uma silada e atacaram as tropas de Glaber no seu próprio esconderijo!! A morte de Glaber foi linda com Spartacus a colocar-lhe a espada pela boca abaixo!!! Já Ilythia deu à luz e a descontrolada Lucretia tirou-lhe o bebé, foi em direcção ao penhasco, disse "é o filho que eu e Batiatus tanto queriamos" e morreu atirando-se do penhasco!!! A Ilythia assistiu a tudo e morrer a escorrer em sangue!!
   No total, foram o Seppius, o pai de Ilythia, a Seppia, o Onemaeus, a Mira, o Ashur, o Glaber, a Lucretia e a Ilythia, que morreram nesta temporada, a maioria em combates.

Tempo em que vi: julho a agosto 2013
Episódios favoritos: 2x01, 2, 6, 7, 8, 9, 10





- Temporada 3 -
- Spartacus: War of the Damned -

VILÃO DA TEMPORADA: Crassos, Caesar e romanos

   Com os seus principais inimigos mortos, Batiatus e Glaber, a vingança de Spartacus não terminou, pois agora faltavam os romanos. Além disso, com Glaber morto, Crassos foi o novo homem a liderar o exército romano e por isso foi o novo e último inimigo de Spartacus. Mais tarde, ao exército de Crassos juntaram-se o filho, Tiberius e Julius Caesar, o que aumentou a tensão entre eles os três. De facto Tiberios tentou provocar o pai e tentou mostrar que era melhor que Caesar, fez isso quando atacou sem sucesso Spartacus e violou a amante do pai.
   No início da temporada Spartacus percebeu que ele e os rebeldes precisavam de um local melhor para servir como base das operações e por isso eles tomaram e conquistaram uma cidade inteira, perto de Sinuessa. Mais tarde, sob ordem de Crassos, Caesar, disfarçado, conseguiu entrar na cidade dos rebeldes e começou a causar conflito de opiniões entre Crixus e Spartacus!! Mais tarde, a sua identidade foi descoberta, mesmo a tempo de Crassos encontrar a cidade dos rebeldes e INVADI-LA!!! Spartacus e os rebeldes defenderam-se bem, mas com isso foram obrigados a fugir.
   Com isso os rebeldes tiveram que pensar em novos planos, o Crixus queria enfrentar de uma vez por todas os romanos mas Sparatacus queria sair com os rebeldes para fora do país e conseguir libertar mais escravos. Por isso, Crixus e Spartacus separaram-se e Crixus, Naevia e Agron partiram para Roma, mas encontraram as tropas de Crassos e essa pequena batalha resultou na morte de Crixus (morto por Tiberius), o Agron capturado pelos romanos e a Naevia depois voltou para o grupo dos rebeldes. 
   No penúltimo episódio houve uma série de negociações entre Spartacus e Crassos, pois Spartacus tinha o filho de Crassos e Crassos tinha o Agron (ferido e crucificado por Caesar). Ainda nesse episódio os rebeldes homenagearam e relembraram Crixus e Spartacus preparou a mentalidade dos seus rebeldes para o confronto final.
   No último episódio da série existiu o confronto final entre o exército romano de Crassos e o exército dos rebeldes de Spartacus. Foi o episódio com a maior batalha de sempre, com a maior emoção e adrenalina até ao último minuto!!
   A guerreira Saxa foi das primeiras a morrer, o Gannicus foi capturado por Caesar e ele responsável pela morte de Naevia!!! Enquanto isso, decorreu o confronto mais esperado: Crassos vs Spartacus. Spartacus conseguiu ferir gravemente, mas no último golpe, Spartacus foi atingido por 3 lanças, não conseguindo matar Crassos (exactamente como na história antiga) e logo a seguir a isso, Agron e Nasir chegaram para buscar Spartacus! 
   Logo depois da batalha, Crassos e Julius Caesar continuaram no poder e foram os responsáveis por crucificar todos rebeldes sobreviventes da batalha (também exactamente como na história antiga), para eles morrerem de uma forma cruel... e foi assim que Gannicus morreu!!
   Na última cena da série, ainda com vontade de viver mas gravemente ferido, Spartacus morreu nos braços dos seus amigos Agron e Nasir, que de todas as personagens da série desde o início, foram as únicas que sobreviveram. Terminou a assim a longa e incrível jornada de Spartacus, um homem outrora livre e feliz, que traído pelos seus mestres romanos, lutou até ao fim na maior revolta de toda a história, pela liberdade e justiça dos escravos romanos!!! Com a sua morte, Roma voltou a ser o que era antes, governada por mestres e mimada pelos escravos... ainda assim toda a luta de Spartacus não foi em vão e nunca será esquecida. Como ele disse antes de morrer "There is no greater victory than to fall from is world... a free man."

Tempo em que vi: dezembro 2013 a fevereiro 2014
Episódios favoritos: 3x01, 5, 8, 9 e 10



36 comentários:

  1. acompanhei essa serie do começo ao fim !!!
    essa historia vai ficar dentro das minhas memorias pra sempre !!!
    e sempre serei spartacus !!!
    um homem de palavras e honras !!! descanse em paz !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde vc conseguiu tudo a série eu gostaria de assistir

      Eliminar
    2. Onde vc conseguiu tudo a série eu gostaria de assistir

      Eliminar
    3. Experimente o site rarbg.com

      Eliminar
    4. hoje é possivel assistir todo spartacus pela net flix... uma das melhores series q assisti... mas não tive paciencia e assisti praticamente em quinze dias...

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Gnt, Crixus morreu!!!
    Chorando até hoje!!

    ResponderEliminar
  4. Não havia razões para terminar , foi u,a obra de arte e podia haver mais 2 ou 3 temporadas ...

    ResponderEliminar
  5. Melhor série que já assisti...cenas fortes que nunca vou esquecer. Spartacus sempre.....

    ResponderEliminar
  6. Sou um viciado em séries e esse é uma ótima série mto boa só é uma pena que o ator que interpretava Spartacus Andy Whitfield tenha morrido ...

    ResponderEliminar
  7. Melhor trio (GANNICUS,SPARTACUS,CRIXUS)

    ResponderEliminar
  8. tenho certeza de que não vai haver série para superar.
    fiquei marcado pela história.

    ResponderEliminar
  9. A melhor série, sem sombra de dúvidas...

    ResponderEliminar
  10. Estou assistindo e já estou na segunda tempoeada muito bom mesmo !!!

    ResponderEliminar
  11. A melhor série feita até hoje, elenco de primeira.

    ResponderEliminar
  12. Uma série impactante! Nos mostra a tirania de quem está no poder e encara seus interesses pessoais acima de tudo. Nos mostra que os mais pobres e humilhados ainda sim mostram compaixão, caridade, lealdade e honra.

    ResponderEliminar
  13. Mellor serie que ja existiu,retrata a história de homens querendo ser livre mesmo assim, não possível pela espada.so 60anos com a chegada do senhor de todas gloria derramou seu sangue,deixando uma mensagem esperaça e liberdade e amor (Jesus)

    ResponderEliminar
  14. A melhor série de tooodas,não devia ter fim!! Pra sempre Spartacus

    ResponderEliminar
  15. Spartacus não poderia morrer sem ter pelo menos seu objetivo concluído 😭😭😭😭

    ResponderEliminar
  16. Série maravilhosa ,estou assistindo de novo ,n consigo me desligar dela

    ResponderEliminar
  17. essa serie faz GOT parecer mais leve. Assisti em 2019, quase 10 anos após a sua estréia, e me encantei com ela. Não deixem de assistir.

    ResponderEliminar
  18. serie espetácula
    mais os episódios finais fio uma merda horríveis de se arrepender
    os personagens principais todos morrendo
    final nota 0

    ResponderEliminar
  19. Porque nao mataram imperador Marcus?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na história real, Crassus se torna consul (uma especie de presidente da época), junto com Pompeu. Anos após conterem a greve civil de spartacus, ele morre em uma expedição na persa, onde derreteram ouro e o enfiaram guela abaixo.

      Eliminar