Breaking Bad

- Temporada 1 -


   Walter White fez 50 anos e é um professor de química no high school e ele sempre foi  uma pessoa com uma vida simples e nunca teve momentos de muita agitação na sua vida. O seu salário de professor trata da sua família: ele, a esposa Skylar que está grávida e o filho adolescente com um problema de saúde. A isto junta-se o cunhado Hank que trabalha na DEA (departamento policial de contrabando de droga) e a cunhada Marie.
Tudo se alterou na vida de Walter quando ele descobriu que tem cancro no pulmão e ele percebeu que o processo de cura do cancro lhe iria custar uma fortuna. Toda a série ganhou interesse quando ele, como professor de química, decidiu aliar-se a um antigo aluno que é traficante, o Jesse e o plano de Walter era eles  os dois cozinharem  cristais. Ao longo da temporada eles conseguiram produzir os cristais, em muitos casos ainda muito atrapalhados mas com o passar do tempo e da experiência conseguiram evoluir no trabalho: arranjaram os materiais, a carrinha, os cristais eram mais puros e em mais quantidade e os vendedores eram melhores. Inicialmente eles os dois vendem ao Crazy-8 (que eles o mataram) e por fim o maluco Tuco. Durante isto Walter usou sempre o nome de Heinsenberg.
   Só a meio da temporada é que Skylar descobriu que ele tinha cancro, convenceu-o a fazer a quimio e durante toda a temporada ela desconfiou das atitudes estranhas de Walt mas ele nunca lhe contou. Só lhe escondeu e mentiu. Aliás uma das mentiras foi que o dinheiro para o tratamento não eram dos amigos ricos mas sim da droga.
   Já nesta 1º temporada Walter ganhou mais ambição que Jesse: quis produzir mais para obter milhares de dólares!! Também aconteceu que Hank já investigou os incidentes estranhos que começaram a surgir no contrabando.
   Durante toda a temporada: Walter produziu cristais sem que a família soubesse, a Skylar esteve grávida

Tempo em que vi: julho 2014
Episódios favoritos: 1x01, 2, 4 e 7




- Temporada 2 -


   A segunda temporada começou com o  bom negócio que eles fizeram com Tuco - receberam muito dinheiro. Logo a seguir o maluco Tuco raptou-os para os levar para o México produzir imenso, eles conseguiram escapar e Hank foi quem matou o Tuco!! A partir daí Hank continuou a investigar o caso e ao interrogar Jesse conseguiu mais informações, mas ele ainda não descobriu que é o Walter!
   Jesse ficou sem casa e felizmente conseguiu uma casinha nova. Foi aí que ele conheceu a Jane, a sua vizinha e eles foram um casal.
   O plano de Walter e Jesse teve de mudar quando um dos distribuidores deles foi preso e depois de uns problemas com o advogado, o Saul, que descobriu tudo,  para não contar à DEA o advogado tornou-se sócio deles e arranjou um homem para ser preso em vez de Walt!! 
   Com o aumento das despesas das sessões de quimio Skylar voltou a trabalhar (ainda grávida) e Walter quis produzir ainda mais e mais. Foi por isso que eles os dois ficaram 3 dias seguidos a produzir os cristais 100%. Aqui eles produziram quilos pela primeira vez!! Ainda assim mais tarde eles tiveram o problema de que tinham imensa droga mas não tinham como vendê-la.  
   No fim da temporada: a Jane morreu com uma convulsão (ele e Jesse tinham feito heroína), Walter conseguiu escoar os quilos que tinha e já recebeu 1 milhão de dólares, o cancro de Walter reduziu imenso e ele assim tem mais tempo de vida (e na série) e a Skylar finalmente teve a bebé Holly.
   No último episódio Skylar descobriu metade da verdade, ou seja, metade das mentiras de Walt e decidiu sair de casa por uns tempos.
   Durante toda a temporada: Walter e Jesse continuaram a produzir os cristais

Tempo em que vi: julho a outubro 2014
Episódios favoritos: 2x09 e 11




- Temporada 3 -


   Esta terceira temporada começou com Skylar e Walt separados e com os papeis do divórcio em curso. Revoltado com a situação, aos poucos Walt impôs-se e voltou para casa contra a vontade de Skylar. 
   No início da temporada Walt não quis produzir mais pois achava que já tinha causado demasiados problemas na sua vida (a separação da sua família). Walt não quis produzir, MAS Jesse e Guy (o dono do restaurante os Pullos e líder do quartel de tráfico para o México) sim, eles queriam continuar a produzir. Guy convenceu Walt, e, com as situações que foram acontecendo, Walt voltou a cozinhar, mas PELA PRIMEIRA VEZ em massa, num bom e equipado laboratório que Guy deu para Walt e assim eles fizeram vários quilos e milhares de dólares por semana!!
   Ao longo disso tudo, houve duas situações importantes a acontecer: 1. Hank, o cunhado de Walt, vigiu Jesse, tanto que descobriu a CARAVANA onde eles cozinhavam!! Foi por um triz que Hank não apanhou o Walt e o Jesse!!! Mais tarde, Hank furioso agrediu Jesse e ele foi para ao hospital (foi aí que Jesse aceitou trabalhar com Walt no laboratório). 2. Desde o início da temporada que os dois irmãos primos de Tuco chegaram à série e ao bairro só para matar Walt! Eles trabalhavam para Guy e ele convenceu-os a não matar Walt (pois Guy precisou dele para produzir a droga) e por isso, a meio da temporada os irmãos foram matar Hank e depois de uma cena alucinante no parque de estacionamento, os irmãos MORRERAM e Hank sobreviveu por pouco!!! 
   Depois disso, Hank esteve no hospital e foi o dinheiro de Walt que pagou as dívidas da recuperação. Nessa altura, mais que em toda a temporada, a Skylar esteve envolvida no negócio de Walt: inventaram a história que ele tinha ganho muito dinheiro a jogar e foram ter com o Saul para inventar um esquema de "lavagem de dinheiro"!!
   No fim da temporada Jesse e Walt perceberam que Guy já se queria livrar deles os dois, pois eles causaram muitos problemas ao negócio de Guy e já mais pessoas sabiam. Para isso Guy contratou um parceiro temporário no laboratório para aprender toda a produção através de Walt.
   Ainda nesta temporada: a Skylar vingou-se de Walt e traiu-o com o patrão Ted, o Jesse comprou a casa dos seus pais e despejou-os, Jesse conheceu uma rapariga no grupo da igreja, no fim Jesse e Walt descobriram e mataram os gajos que tinham matado o Combo (amigo de Jesse).
   Em geral nesta temporada a Skylar acabou por ficar muito mais envolvida e a par dos negócios de Walt; Hank e a polícia estiveram MUITO mais perto de descobrir que Jesse e Walt produzem droga; as situações de segredos e problemas pareceram mais dramáticas e malucas. 

Tempo em que vi: novembro 2014 a abril 2015
Episódios favoritos: 3x02, 3, 6, 7, 9 e 11



- Temporada 4 -

   Nesta temporada o modo de trabalho foi igual ao da ultima temporada: em que Walt e Jesse trabalharam para Gus, no laboratório, e Hank esteve cada vez mais perto de descobrir a rede de trafico... mas ao longo da temporada, o ódio entre Gus e Walt continuou e levou a mudanças drásticas. 
   A temporada começou com Jesse a matar o Gale (o químico que Gus contratou para trabalhar com Walt)!! Jesse e Walt tiveram que se livrar dele pois o plano de Gus era Gale aprender a produzir a droga para Gus despedir Walt e Jesse que só lhe davam problemas.
   Entretanto, depois do ataque violento a Hank na temporada passada, esta temporada inteira ele esteve em casa, sem andar, a recuperar, mas mesmo assim ele continuou a investigação para descobrir quem produz a droga dos cristais azuis e Hank esteve cada vez mais perto: Hank já descobriu que Gus é o líder do tráfego de droga e também descobriu dos armazéns de distribuição do restaurante de Gus que pode ser a base de distribuição de droga. Com o facto do agente Hank já descobrir a rede de droga (mas ainda não ter provas exatas), Gus quis matar Walt ainda mais, e Walt também tentou matar Gus com veneno mas não resultou. 
   Nesta temporada Gus foi pressionado para expandir o negócio para o México e por isso levou Jesse e Mike para lá para produzir a droga. Foi lá no México que Gus se vingou do passado e terminou negócios: à alguns anos atrás, Gus e o seu "irmão"/sócio do restaurante foram convidados para uma casa de um líder de um Cartel no México, o Don Lario, que ficou surpreendido pelo sucesso que os dois estavam a fazer com o restaurante e sua expansão que propôs usar isso como forma de traficar droga e Gus e o seu irmão aceitaram, mas eles mataram o irmão de Gus. Agora no México, Gus vingou-se e matou todos os homens do cartel e ferido, ele, Mike e Jesse regressaram rapidamente para os EUA. O único homem desse cartel que ainda estava vivo era o Hector Salamanca que estava lar de idosos que Gus ia visitar para gozar com ele.  
   Jesse e Walt descobriram que o novo plano de Gus era colocar Jesse contra Walt e colocá-lo à frente do laboratório por isso os dois voltaram a unir-se para matar Gus.
   No fim da temporada Walt descobriu desse inimigo de Gus, o Hector Salamanca, colocou uma bomba na cadeira de rodas do velho e MATOU ELE E O GUS!!! 
Sim! Walt conseguiu matar Gus e agora sem ele os seus problemas desapareceram e a sua família deixou de estar em perigo.

Ainda nesta temporada: Skylar e Walt já compraram a lavandaria de carros para poderem fazer lavagem de dinheiro dos milhões que Walt recebia; o patrão de Skyler, o Ted, estava falido, ela ajudou a pagar dívida de milhares de dólares mas por causa disso Ted teve acidente e ficou paraplégico! 


Tempo em que vi: março a outubro 2016
Episódios favoritos: 4x04, 7, 8, 10 e 13



1 comentário:

  1. Como tudo, tinha vantagens e desvantagens, mas para mim é maravilhoso. Um fator que coloca essa série acima das demais é a proposta original de seus criadores para o protagonista Walter White (Eu certamente sabia que Bryan Cranston terá uma participação especial em Curb Your Enthusiasm ). Em tempos de múltiplas telas conectadas, em que a disputa pela atenção do espectador passa por um vaivém frenético entre redes sociais, canais de televisão e sites, Breaking Bad fisgou a todos com uma mistura antes vista apenas em grandes obras da literatura e do cinema. Enquanto a maioria das séries de TV começa sem saber onde vai parar, dependentes do humor implacável da audiência, Breaking Bad teve início, meio e fim definidos desde o primeiro dia. Seus criadores tiveram a coragem, e a sagacidade, de seguir o plano original, construindo tijolo por tijolo uma história convincente e angustiante, que pega o telespectador pela gola e o obriga a assistir a cada episódio com frequência religiosa. Breaking Bad não teve o destino de tantas séries que foram canceladas antes de florescer, como Firefly, muito menos teve seu prazo de validade prolongado e por consequência uma queda brutal de qualidade por fazer sucesso demais, como Prison Break. Não. Breaking Bad caminha para um pouso perfeito.

    ResponderEliminar